Mesatenistas Cláudio Massad e Cátia Oliveira iniciam participação hoje em Lima
agosto 20, 2020 | Por: admin
A abertura oficial dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, só será realizada nesta sexta-feira (23). Mas a estrei...
A abertura oficial dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, só será realizada nesta sexta-feira (23). Mas a estreia de algumas modalidades já ocorre. Nesta quinta-feira (22), dois bauruenses estarão em ação na competição continental. A dupla bauruense de tênis de mesa paralímpico Cláudio Massad e Cátia Oliveira inicia sua participação.
A competição do tênis de mesa está programada para os dias 22 a 24 (disputas individuais) e 25 a 27 (disputas por equipes). Cláudio Massad jogará na Classe 10 e a Cátia disputará a Classe 2. O campeão individual garante vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020. Os mesatenistas são da Associação Nova Era/Semel.
A partir das 12h (de Brasília) começa a fase de classificação da modalidade, no Polideportivo 3, na Vila Nacional Deportiva (Videna). Uma das modalidades mais vitoriosas na campanha dos Jogos de Toronto, em 2015, o tênis de mesa teve 31 medalhas, sendo 15 ouros, dez pratas e seis bronzes no último Parapan. Serão 30 mesatenistas representando o Brasil em Lima. Os campeões de cada classe ganham vaga direta para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
MAIOR DELEGAÇÃO
O Comitê Paralímpico Brasileiro montou uma megaestrutura para levar a maior delegação de todos os tempos a Lima, onde o Parapan ocorre de 23 de agosto a 1 de setembro. O planejamento inclui voos, carros dedicados e uma equipe para dar suporte aos 337 atletas que estarão em ação na capital peruana.
A delegação total é composta por 513 pessoas, que começaram a chegar a Lima desde o último sábado (17), em sete voos. O último deles virá diretamente da Suíça, onde 13 atletas do parabadminton disputam nesta semana o Mundial da modalidade, que fará, em seguida, a sua estreia no programa do Parapan. O desafio logístico é ainda mais complexo nos trechos aéreos, uma vez que 111 integrantes da delegação são cadeirantes. Serão, ao todo, 152 cadeiras de roda transportadas.
Para facilitar o deslocamento em uma das maiores cidades da América Latina, o CPB conta ainda com 14 carros exclusivos: são três carros adaptados, três convencionais e oito vans que estarão à disposição de todos os integrantes do time nacional.
“É a maior missão da história do Comitê Paralímpico Brasileiro. Um desafio enorme em termos logísticos, com 17 modalidades diferentes. É uma missão que requer um esforço para que todos os atletas e as comissões técnicas tenham a melhor condição”, afirmou Alberto Martins da Costa, chefe de missão e diretor-técnico do CPB.
Gostou? Compartilhe!
Deixe seu comentário